top of page
  • Foto do escritorirenegenecco

Literaria'mente (sobre o blog)

Atualizado: 6 de jun. de 2023


Link da figura: https://br.pinterest.com/pin/599330662947646169/





Sejam bem-vindos e bem-vindas a este espaço para dialogar, refletir, trocar ideias dedicado a você que gosta de ler, escrever, pensar, falar, concordar e discordar, propor o novo e o impensado = Sair dos limites do pensamento cotidiano, sufocados no imediatismo e na superficialidade a que tantas vezes somos condenados a formatar nossa alma.









Do blog


O objetivo é compartilhar minha alma por meio da minha escrita, no intuito de encontrar almas semelhantes e mesmo muito diferentes. Isto abre as portas do infinito no quesito aprender. Para mim, a condição de aprendiz é meu passaporte para o inusitado, para a aventura do espírito, que nunca se cansa de andarilhar entre sonho e realidade. Aqui você encontra poesia, pedaços de contos, reflexões, um pouco da minha história, do meu caminho na escrita. Também encontra alguma coisa de escrita acadêmica, no redemoinho de meus muitos e variados estudos. Talvez o que mais aqui se faça presente e constante seja uma brisa filosófica, expressando uma de minhas paixões mais efusivas quanto a ler e escrever.


Leia, se coloque em tudo isto quanto a você. Quero muito conhecer novas pessoas, e trocar ideias. E o que mais me encanta é descobrir o inédito, o único impulso de ser de cada um, alicerçado e burilado na polifonia das relações humanas, ao longo da vida. Somos únicos no nosso encanto, cada um a seu tempo e a seu modo. O que mais me impulsiona a dialogar neste espaço é a busca de interação, reciprocidade, respeito e a vontade indomável de romper limites e padrões que nos roubem a espontaneidade, a originalidade, a inocência da beleza em nossas almas.


No site porei informações do dia a dia, quanto mais não seja, alguma inspiração repentina e incontrolável de pôr em caracteres o que caracteriza o meu mais íntimo ser. Bem-vindos! Aqui tem a seriedade de quem respeita e quer ser respeitado, e a leveza de um talvez, quem sabe, por que não?

Porque literária’mente?


Não é condição ser um escritor nem ser um leitor assíduo, ou até fanático, para participar deste espaço e dialogar, ao seu modo único. Uma mente literária, mesmo que nunca tenha escrito seu pensar, entre pontos e vírgulas, tem a capacidade de se abstrair, e se mover do concreto para o abstrato, num vai e vem dinâmico. Entendo disto que uma mente literária prima pelo expressar suas percepções singulares. Mas mais ainda fazer chegar ao outro este encantamento único que o envolve e o obriga a compartilhar seu maravilhamento, sem o que se sente sufocado. Resulta disto uma provocação à soltura do outro, no seu modo espírito. Aceitação e acolhimento são necessários neste mundo muitas vezes frio, distante e pouco manifestamente amoroso. Uma mente literária se distingue de um mero pensar, e de uma escrita apenas rebuscada. Por isto a arte de escrever é tão cativante, pela profundeza e simplicidade do expressar a vida, que acaba se derramando em arte de viver. Esta troca despretensiosa de pensares pode trazer à tona sintonias que poderiam ficar ocultas, e que vindo à tona deixa o mundo um pouco mais leve, humilde e amoroso.


Estão incluídas neste espaço diferentes gêneros de escrita, construída no romântico, no existencial, no acadêmico, no metafísico, no real e no fantástico. Esta escrita se dá na forma de poemas, parte de contos e crônicas dos meus livros, comentários de leituras minhas de alguns autores, ficção e não ficção, e assuntos vários, inclusive posts meus nas redes sociais, aqui transcritos para nossas reflexões conjuntas. Em todas as modalidades está aberto o convite ao diálogo. A proposta é ir sempre além do que nossos sentidos humanos, enleados no sistema, nos definem. Afinal seremos mesmo apenas mortais, imersos em coisas que definham e morrem?


Deixe seu comentário. Não se propõe neste espaço debates políticos, técnicos, nem tão pouco absolutos, ou definitivos. Ninguém é dono da verdade. São trocas de ideias que nos estimulam a pensar, repensar, mudar ou não, e crescermos em espírito e em verdade. Respeito pelas diferenças é a lei número 1!




コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page