top of page
  • Foto do escritorirenegenecco

Registro de comentários em posts nas redes sociais

Atualizado: 3 de jun. de 2023


Gian Cescon - multidão de celulares

Certos posts, junto aos respectivos comentários nas redes sociais, por vezes me provocam a pensar mais profundamente sobre valores, ideias pessoais e nossa posição em meio aos outros. Entendo que um dos melhores aspectos das redes é a possibilidade de troca de ideias. Colocar-se sem neura e sem soberba. Infelizmente o que abunda são superficialidades e um espírito de competição sobre quem é mais "feliz". Entretanto, é como catar o trigo em meio ao joio. Tem sim bons posts, assuntos interessantes, seja em páginas individuais ou em grupos. Acho um bom exercício de reflexão pessoal e uma boa oportunidade de treinarmos respeito mútuo e simplicidade no colocar-se e expressar-se num grupo social. É uma janela virtual que, apesar dos senões, pode trazer um ar novo e um sentimento de presença. A presença do outro, ainda que na distância virtual, nos faz presentes em nós mesmos. Talvez possamos chamar isto de sentimento de pertença, o que ameniza em muito o sentimento de vazio existencial, provocado por um mundo de caixinhas, onde guardamos apenas ressentimentos.


Sabemos que o que postamos no Facebook cai no limbo, ao longo do tempo. Se escoa no dia a dia, como num poço que a tudo traga sem dó. Isto significa que talvez possamos rever alguma coisa nas "lembranças" de anos anteriores que se nos surgem no dia a dia, mas muito superficialmente. Vai daí que achei interessante transcrever e registrar aqui alguns comentários meus. Isto significa poder alongar esta possibilidade de dialogar sobre temas das redes, desta feita aqui, noutro espaço.


Gostaria que o visitante deixasse sempre seu comentário, incluindo algo seu, o rastro de suas considerações, se me der o privilégio de ler o que aqui está postado. Afinal, o objetivo maior deste espaço é compartilhamento de ideias. Muito pouco serve um Blog "baú", onde abarrotamos e amarrotamos ideias por um certo tempo. O mundo digital substitui as antigas gavetas das escrivaninhas, agora transformadas em arquivos virtuais. Enterrar papéis nas gavetas, com nossa escrita manual, à caneta ou a lápis, sempre teve um cheiro de túmulo. Muito verdadeiro, neste caso, o ditado de que o que os olhos não veem, o coração não sente.


A diferença entre gavetas físicas e gavetas virtuais é o abissal tamanho do mundo virtual. De certo modo é mais fácil ainda ir acumulando lixo, mesmo que às vezes junto com pérolas. Porém, ao longo do tempo em inércia, vai definhando, empalidecendo e morre. Quanto ao guardado condenado à morte de nossos escritos, isto pode acontecer tanto no mundo virtual quanto no mundo físico, no velho modo de papel. Um Blog bom é é um Blog vivo, um álbum com movimento, onde alimentamos nosso amor pelo escrever sobre o que gostamos.




Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page