top of page
  • Foto do escritorirenegenecco

Ruína, construção e reconstrução - Facebook

Atualizado: 3 de jun. de 2023



Minha resposta a um comentário sobre o texto no quadro, no Facebook. Nele se destacaram questões de ruína e de reconstrução, ou construção.

Penso que nada rui sozinho nem tão pouco sozinho se constrói. Ruína e construção sólida ou frágil são consequências de nossas escolhas, e de nossos atos. São faces da mesma moeda - vontade. Na falta de vontade, nada acontece. E vontade demanda ação. Acredito que para vontade e ação andarem em harmonia precisam ser conduzidas por princípios e valores nobres. Estes são forjados no equilíbrio entre razão e emoção. Altruísmo, esperança, gratidão, fé, desprendimento, mansidão, respeito ao outro e a si mesmo, paciência, humildade, amor... Percebemos ao longo de nossa estrada que construir algo digno de existir, sem o risco de desmoronar a qualquer tempo, precisa deste alicerce, cujo cimento é composto de suor e lágrimas. Nada nasce pronto. Mas a plenitude existencial pós construção de bons alicerces compensa qualquer cansaço. Vontade e ação sem rédeas, sem transcender o imediato e o superficial, levam à ruína. (Facebook, dia 24/10/2022 – página A Metafísica Poética)


Agora deixe aqui sua reflexão. O que você pensa sobre equilíbrio entre razão e emoção? Estará neste equilíbrio a possibilidade de construirmos bens mais harmoniosos, sólidos, com pouco ou nenhum risco de desmoronamento?



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page